top of page

A importância das férias


Quando criança, eu contava os dias para as férias chegarem... Eu adorava ir para escola, mas férias era diferente, era momento de brincar em casa e certamente de viajar em família. Meus pais nunca tiveram muita grana, nós não tínhamos regalias com roupas, brinquedos e restaurantes, mas todas as férias nós íamos viajar, muitas vezes pelo Brasil afora.

Éramos cinco pessoas em um carro apertado, podia ser acampando ou em pousadas, escalávamos montanhas, entrávamos em cachoeiras, ou no mar, curtíamos muito esses momentos em família. Sempre fui escoteira, pais aventureiros, por isso nossa opção de viagem era sempre mais ligada à natureza, e eu amava isso!

Em São Paulo a gente aproveitava para brincar de cabaninha em casa, passávamos uns dias na casa do meu tio no interior, outros dias na casa dos avós e uns dias na casa dos primos.

Conviver com familiares, pessoas próximas, aproveitar este tempo de descanso, de falta de rotina para ampliar relações e fortalecer os vínculos existentes, férias é tempo de brincar de verdade!

Hoje vivemos uma era de excessos, crianças já têm aula de natação, balé, judô, inglês, uma rotina pesada, cheia de compromissos com pouco tempo para, de fato, brincar. Brincar em família, então, com qualidade, passou a ser algo raríssimo mesmo, para poucos.

Por isso acredito sim que as férias são necessárias, uma pausa, um descanso são importantíssimos para as crianças. Acordar mais tarde, quebrar um pouco a rotina, passear em lugares novos, ter tempo ocioso é fundamental para que eles possam recarregar as energias, elaborar todos os aprendizados do semestre, para assim conseguir receber novas informações e novos aprendizados.

Compreendemos que as férias dos adultos nem sempre acontecem junto com as das crianças, entendemos que precisar ter grana para viajar e passear, mas com certa programação, com cautela e respeito à realidade de cada um conseguimos fazer muito deste tempo importante. Existem milhares de programas gratuitos, praças públicas e parques. Precisamos querer freqüentá-los e termos disposição para apresentar isto para as crianças de forma inteira e plena.

Pensando nisso deixamos aqui a dica de 2 brincadeiras, baratas, simples e divertidas para fazer em família!

Confecção de Massinha

Ingredientes:

  • 1 xícara de sal

  • 4 xícaras de farinha de trigo

  • 1 xícara e meia de água

  • 3 colheres de sopa de óleo

  • Corante alimentício

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes à receita que farão uma massinha toda especial.

Bolha de Sabão Gigante

Ingredientes para o sabão:

  • 7 copos de água

  • 1 copo de detergente de cozinha

  • 2 colheres de sopa de açúcar (ou 1 colher de sopa de mel)

Misture tudo com delicadeza. A ideia é não se emocionar demais para não criar muita espuma, o que pode atrapalhar a brincadeira. Não precisa deixar a solução descansando. Se a intenção for fazer em maior quantidade, é só seguir as proporções da receita.

A Vareta

Para espalhar bolhas gigantes pelo ar, você vai precisar de um instrumento especial. Ensinamos aqui como confeccioná-lo.

Material necessário: 2 Varetas de churrasco 2 tiras de cordinhas (pode ser barbante)

Como fazer: 1. Amarre o primeiro barbante nas varetas formando uma linha reta no alto 2. Com a corda mais comprida, amarre junto aos primeiros nós, formando um U na parte inferior

Agora basta mergulhar a vareta no líquido e se divertir fazendo bolas de sabão gigantes! Truque: uma dica é amarrar um parafuso (ou prego) no meio do barbante inferior. Isso pode fazer a diferença para que o barbante não enrole na hora de formar a bolha.

Parques na Zona Sul

Os parques são uma ótima opção para estar em contato com a natureza mesmo na cidade e deixar os pequenos correrem livres! Veja as dicas de parques da nossa região:

bottom of page