Quanta aprendizagem nessa brincadeira

December 3, 2017

Quando eu paro para olhar para dentro de mim, para minha criança interna, eu sinto, de verdade, que ela anseia por brincar.

 

Minhas mãos se agitam. Penso em areia, em tintas, músicas, histórias, melecas e em muita bagunça!

 

Esse é o meu jeito. No meu percurso atual de amadurecimento profissional adquiri um propósito: quero fazer parte do movimento que existe para proporcionar a brincadeira, o encantamento, a alegria, a ludicidade, o amor, o acolhimento e o carinho diretamente para as nossas crianças.

 

Brincar é coisa séria. Muito mais do que uma expressão ou um verbo que parece estar na moda.

  • É por meio de brincar que a criança se relaciona com ela mesma e com o mundo a sua volta.

  • É experimentando e explorando que se aprende formas, cheiros, texturas.

  • É subindo e escalando objetos que ela desenvolve suas habilidades motoras.

  • É ouvindo histórias que seu imaginário amplia, que seu repertório é criado, gerando um enorme potencializador da fantasia.

 

De fato, brincar proporciona interação consigo mesmo e com outras crianças, gera o aprendizado a compartilhar, a falar, a sentir, a trocar, a observar junto a alguém.

 

Por acreditar na magia, o encantamento está sempre presente aqui no nosso espaço. Crianças se interessam por cores e formas e, assim, estão totalmente abertas para descobrir o que está em volta. Proporcionar este ambiente é importante para que os pequenos desabrochem sua alma e adentrem o mundo.

 

Fundamental, também, é ter prazer ao brincar, pois traz uma sensação de segurança, de conforto, de acolhimento e respeito, fatores importantes para um desenvolvimento infantil saudável. E um sorriso espontâneo é a manifestação de alegria mais verdadeira.

 

Ludicidade é a maneira como apresentamos às crianças os objetos, as brincadeiras e as histórias. É como brincamos e interagimos. Lúdico desde o portão até o banheiro, com elementos que instigam, provocam, e despertam o olhar e a atenção da criança.

 

Amor, acolhimento e carinho. No meu propósito atual, o amor é uma das palavras chaves, porque faço tudo isso com amor. E recebo amor. Oferecemos amor para os pais, para as crianças e o tempo todo sou retribuída com carinho e com respeito.

 

É assim que aqui se cultua o amor ao próximo, o amor à natureza, o amor a si mesmo. Respeitamos o outro, permitindo que ele possa ser ele mesmo. E este é um enorme ato de amor!

 

O Brincando no Pé é o meu caminho para chegar ao meu propósito. Aqui, posso me dedicar a receber crianças pequenas e médias, como uma opção para aqueles que ainda não vão à escola e, também, para crianças que buscam o brincar em contraturno escolar.

 

Tudo para garantir, na rotina e na vida destes pequenos, as palavras coloridas que listei acima.

 

Convido a todos que quiserem brincar, que embarquem conosco nesta causa e venham conhecer o nosso cantinho para que a gente consiga reforçar essas palavras com a beleza do brincar.

 

Com carinho,

 

Suely.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BRINCANDO NO PÉ

Rua Pedroso de Camargo 319 - Chácara Santo Antônio . São Paulo–SP

Telefone: (11) 99364.6887

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle