top of page

 [ Brincar ] 

 A importância do brincar no desenvolvimento infantil 

 

O brincar é a linguagem da criança. É uma atividade natural, essencial e espontânea. Através da brincadeira ela comunica e conhece seus interesses, estabelece relações com objetos e com pessoas e interage com o mundo desconhecido por ela. É brincando que ela tem a possibilidade de expressar dúvidas e anseios, pensamentos, desenvolver sua sensibilidade, imaginação, sua inteligência e integração social. Brincar é uma maneira de explorar e de descobrir e compreender o mundo a sua volta.

 O papel do Faz de Conta nas descobertas da criança 

Eu valorizo muito a brincadeira de faz de conta pois é através dela que a criança pode vivenciar diferentes papéis. Ela consegue ser autônoma e criadora, estabelecendo ligações sobre o que é, o que pode ser e fazer, imaginar e criar.

 

Quando ela ocupa o papel de mamãe, quando pega uma vassoura para varrer, ou quando diz “alô” para um objeto parecido com um celular, por exemplo, a criança está reproduzindo, à sua maneira, o que vive à sua volta.Há também as situações em que se transformam em super heróis, vilões, seres encantados e até grande piratas em busca de tesouros perdidos.

 

Um pedaço de pano pode se transformar em uma capa, uma cauda de sereia ou uma toalha de mesa de um grande jantar. Um rolinho de papel pode ser um binóculo, uma espada e até um foguete. Com caixotes e cestas, as crianças são capazes de criar ambientes mágicos. Todas estas experiências a fazem viver e reviver situações que lhe causaram alegria, medos, angústias, tristezas, dando a oportunidade de expressar, compreender e reorganizar estes sentimentos vividos de maneira significativa e lúdica.

 [ Quando começar a estimular a imaginação ] 

 

Pensando em desenvolvimento, é de grande importância estimular a imaginação desde bebês, pois é a época em que o cérebro está repleto de células fresquinhas, realizando muitas conexões e sinapses. Uma fase de grandes aprendizados. Com um ano e meio de idade, já é possível observar manifestações da imaginação das crianças através do brincar. É importante dizer que não há uma idade limite. Nós adultos também deveríamos estimular nossa imaginação frequentemente. Adequando a brincadeira aos nossos temas de interesse, imaginar, sonhar, criar, são fundamentais para todas as idades!

 

 [ Trabalhar os diferentes tipos de brinquedo ] 

 

Todo brinquedo tem suas qualidades. Devemos sempre nos atentar a oferecer todos os tipos de brinquedos, tanto os mais estruturados e concretos, como os menos estruturados e livros e histórias. Assim, ampliamos o repertório dos pequenos e estimulamos a fantasia, a imaginação e a autoria em suas brincadeiras. Além disso, os jogos com regras têm um importante papel no desenvolvimento infantil pois trabalha o raciocínio lógico, regras e interação com outras pessoas.

 [ Brinquedos Não Estruturados ] 

 

Estes são os brinquedos que eu mais gosto de disponibilizar no Brincando no Pé pois, através deles, a criança tem mais autonomia e autoria para dar significado aos elementos e ganha mais liberdade para criar suas brincadeiras. 

 

 [ Muita tecnologia e informação ] 

 

Acredito que este seja um ponto fundamental do brincar nos tempos atuais. Os pais cheios de compromissos e afazeres, acabam “esquecendo e ou deixando de lado” o brincar, escolhendo muitas vezes a facilidade da televisão, do celular e do ipad que, fatalmente, mantém a criança atenta, parada e sem interação social, por um longo período. Por isso, meu papel como educadora, é também ajudar aos pais a criarem situações de brincadeira junto a seus filhos, deixando de lado todas as preocupações e tarefas e se dedicando, um pouquinho apenas ao brincar e o mais importante: estando presentes!

 Materiais e idéias que se transformam em inúmeras brincadeiras 

 

No Brincando no Pé, tudo se transforma em brincadeira. Acredito muito no potencial de elementos que estimulem a imaginação. Cores, formas, texturas... É só dar um impulso para a fantasia da criança decolar. Por isso, cada material tem a sua riqueza. E tudo aqui se transforma em uma rica diversão:

 Sucatas  de todos os tipos, formas e tamanhos, podem ser usadas tanto para construções de objetos e bonecos como, por exemplo, podem ampliar uma brincadeira de restaurante, de comidinha, de casinha e até de bruxaria!

 

 Panos  podem virar capas, vestidos, toalhas de mesa, lençol, rios, mares, há uma infinidade de opções.

 

 Caixas  e caixotes podem se transformar em trens, navios piratas, armários, camas, berços e até em um ônibus espacial.

 

 Pedrinhas , conchas, galhos, folhas, flores e areia são materiais riquíssimos e de grande interesse pelas crianças. Podem criar cidades, muralhas, bolos, camas de fadas, mares profundos e até jogos de amarelinha.

 

 Colheres  de pau, conchas, escumadeiras, panelas, entre outros utensílios, ajudam muito a criar uma brincadeira de casinha, de feitiço e até podem virar instrumentos musicais.

 Cabanas  podem ser feitas com cadeira, mesa, bambolê amarrados em uma arvore. Basta usar a imaginação!

 

 Potes  de xampu, condicionador e creme, por exemplo, podem virar um cabeleireiro.

 

 Máscaras , luvas, frascos e caixas de remédios vazios podem incentivar uma boa brincadeira de médico.

 

 Computadores  velhos, teclados, celulares quebrados, instrumentos musicais, potes, potinhos, jornal, argila, papéis e muito desenho, também são boas opções para começar uma brincadeira.

 

 Água  para brincar de dar banho nas bonecas, nos bichos e nas folhas, brincar num parque.

 

 Árvores  para subir.

 

 Livros  para ler e contar histórias.

Tá esperando o quê?

Reúna logo as crianças e boa brincadeira!

bottom of page